Quem pode ser Perito ?
A profissão de perito é de extrema importância tanto para a sociedade, no esclarecimento de crimes, por exemplo, quanto para os envolvidos em um litígio, seja ele de qualquer natureza.
Se você lembra logo daquele especialista que fotografa defuntos e busca vestígios em cenas de crimes quando ouve falar em perito, saiba que esta profissão é muito mais do que isso. Existem mais de 500 especialidades de perícia e o perito criminal [1] (este que fotografa defuntos e busca vestígios em cenas de crime) é apenas uma destas especialidades.
Em quase todos o tipo de assunto há necessidade de perícia e, com ela, a necessidade de um profissional (o perito) para executar este trabalho.
Como exemplo de especialidades temos: perícia médica, perícia contábil, perícia ambiental, perícia mecânica, perícia de acidente de trânsito, perícia documentoscópica, perícia grafotécnica, perícia imobiliária, dentre outas.
Como é o trabalho de um perito
Antes de prosseguir é importante explicar sobre o trabalho do perito. No caso do perito criminal, por exemplo, este profissional pode trabalhar para a polícia civil ou polícia federal, como servidor público, como perito judicial, como assistente técnico ou ainda como perito particular. Calma, vamos explicar melhor!
Para atuar como servidor público (perito criminal da polícia civil ou policia federal) o profissional deve prestar concurso público e, caso aprovado, passa por um treinamento de formação junto a estes órgãos. Neste caso o perito trabalhará para o estado, terá que cumprir horário e terá uma remuneração fixa.
Como perito judicial o profissional irá trabalhar para juízes, sendo nomeado em um processo judicial sempre que houver necessidade de perícia nesta área. Neste caso não precisa cumprir horário e seu ganho é por cada perícia que realiza.
Já como assistente técnico o perito irá prestar seus serviços para as partes de um processo. O trabalho consiste em acompanhar o trabalho do perito judicial e, ao final, emitir seu Parecer Técnico. Neste caso o perito também não tem horário a cumprir e seus honorários são negociados diretamente com a parte.
Por último, como perito particular o profissional irá atender qualquer cliente que precise de seus serviços; também não tem que cumprir horário e seus honorários também são negociados diretamente com o cliente.
Quem pode ser um perito?
Explicada as formas de atuação de um perito vamos agora explicar quem pode ser um perito: qualquer pessoa que detenha um conhecimento técnico ou científico pode atuar como perito nesta área.
Calma, se você tentou buscar pela “cachola” e descobriu que não tem nenhum conhecimento que possa atuar como perito não se desespere; até o final deste artigo vou revelar uma área da perícia que você pode se especializar em apenas 13 dias; continue lendo!
Retomando, para ser um perito médico, por exemplo, você deve primeiramente ter concluído um curso de medicina e estar em dia com seu conselho de classe; no caso aqui, com o CRM.
Se você deseja atuar como perito contábil, por exemplo, primeiramente deverá cursar uma faculdade de ciências contábeis para só então se tornar um perito na área.
Qual especialidade de perícia escolher?
Esta é uma pergunta que muitas pessoas e fazem: qual especialidade escolher ? E a resposta vai depender para cada pessoa. Se você já tem algum conhecimento técnico ou cientifico o ideal é que atue como perito nesta área, a não ser que ela é muito específica e não exista demanda por ela.
Se você é jovem, está escolhendo qual faculdade fazer então recomendo que faça uma pesquisa em sua região para saber quais as áreas mais demandadas. Algumas que possuem demanda em todo o Brasil são: perícia contábil, perícia e avaliação de imóveis e perícia grafotécnica.
Inclusive esta última, a perícia grafotécnica, é a dica que fiquei de te dar como especialidade que você consegue adquirir em apenas 13 dias de estudo.
Perícia Grafotécnica: eleita uma das melhores profissões de 2024.
Como comentei a Perícia Grafotécnica é hoje uma das melhores profissões de 2024 e deve continuar sendo por muitos anos. O motivo disso ? Veja:
Faltam profissionais e sobram oportunidades
Facilidade de se capacitar: com apenas 13 dias você já se torna um profissional
Baixíssimo custo para se especializar: o curso todo custa muito menos que uma única mensalidade de uma faculdade
Excelentes honorários: como perito grafotécnico você consegue rendimentos de R$ 20 mil ou mais mensais;
Possibilidade de trabalhar nas horas vagas: como grafotécnico você pode desempenhar esta atividade em paralelo com seu emprego ou negócio atual, trabalhando nas horas livres!
Ainda não acredita que a profissão de perito grafotécnico é uma das melhores da atualidade ? então veja estas matérias que saíram na mídia:
Viu só ?!
Esperando o que para se tornar um perito grafotécnico?
Quer se tornar um Perito Grafotécnico e mudar de vida ?
Quem pode ser Perito Grafotécnico ?
Qualquer pessoa que tenha ensino médio e que faça o curso de perícia grafotécnica pode se tonar um Perito Grafotécnico.
Ou seja, os requisitos são mínimos: qualquer pessoa pode ser um perito em grafoscopia.
Como se tornar Perito Grafotécnico ?
Se ainda está com dúvida de como se tornar um perito grafotécnico saiba que basta fazer um curso na área para estar apto a atuar.
E o melhor, o curso é 100% online, o que permita que assista as aulas no conforto de sua casa, em seu computador, tablet ou celular.
O curso de perito grafotécnico foi elaborado pelo perito Evandro Correia Silva, um dos sócios e fundadores da Nero Perícias, um dos principais escritórios de perícia do Brasil, com presença em São Paulo e São José do Rio Preto, interior do estado.
Evandro atua há anos como perito e possui uma vasta experiência na área, tendo em seu currículo mais de 7 cursos de grafo.
Qual o valor do curso de perito grafotécnico ?
O valor total do curso de perito grafotécnico ministrado pelo professor Evandro custa bem menos de que uma única mensalidade de uma faculdade.
É muito pouco investimento para um retorno tão grande que esta profissão oferece.
Quer saber o valor do curso ? Então clique no botão abaixo!
Referências:
[1] – Perito Criminal: https://pt.wikipedia.org/wiki/Perito_criminal
Perito Grafotécnico e Avaliador de Imóveis.
Formado em Negócios Imobiliários e pós-graduado em Perícia Judicial, em Engenharia de Avaliações e Perícias e em Perícia Judicial e Documentoscopia Avançada.
-
Evandro Correia Silvahttps://cursodeperitografotecnico.com.br/author/admin/
-
Evandro Correia Silvahttps://cursodeperitografotecnico.com.br/author/admin/
-
Evandro Correia Silvahttps://cursodeperitografotecnico.com.br/author/admin/
-
Evandro Correia Silvahttps://cursodeperitografotecnico.com.br/author/admin/